segunda-feira, 11 de junho de 2012

Sentimento X Pensamento



Um dos grandes desejos do ser humano é ter a capacidade de ler os pensamentos de outra pessoa. A justificativa para esse desejo é saber o que se passa na cabeça da outra pessoa para sempre estar à frente dela.

Em outras ocasiões é utilizado um método mais comum, que se resume a esta pergunta: O que você está pensando? Essa pergunta, contudo, nem sempre é garantia de que a situação será compreendida. Outra reflexão a ser feita é acerca das perguntas: Qual o efeito disto?  Existe outro método que possa ser utilizado e que não seja o pensamento?  Para esta segunda pergunta à resposta é sentimento.

O sentimento é uma espécie de sensor que nos ajuda a entender os momentos pelos quais as pessoas estão vivenciando e, até mesmo, quando uma pessoa recua diante de um obstáculo da vida. Existem momentos em que conhecemos os sentimentos que determinada pessoa vive, entretanto, desconhecemos os pensamentos que estão por trás. A partir disto entra a questão Pensamento X Sentimento.

O sentimento é a disposição afetiva em relação às coisas de ordem moral ou intelectual que contribuem ou não na tomada de decisões. Nota-se que atualmente os jovens mudam de ideia de forma gradativa. É possível explicar tais mudanças? Sim, mas é um pouco complexo. O ser humano faz algumas experiências e as filtra pelo pensamento. Há outros casos em que não se passa por essas experiências e, por conseguinte, não se entende o que ocorreu. Deve-se considerar que o pensamento e o sentimento são complementares e devem ser analisados com cautela.

Ressalto que a ideia desta síntese não é esclarecer o que é pensamento e/ou sentimento, mas sim fazer com que as pessoas reflitam de forma crítica e sentimental. Aguardem a próxima!


Autor: Aron Laubstein Moreira